top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Os cariocas de London

Encontrar um carioca numa cidade do interior do Canadá é quase que encontrar uma agulha no palheiro, mas não foi o caso após mudarmos para London, ON.

Quando nos mudamos pra cá em 2021 não sabíamos o que esperar em termos de comunidade. Moramos na região de Westmount e por aqui a comunidade é forte em Canadenses, Ingleses, Irlandeses e Escoceses. Um aplicativo/site bem legal de se olhar, quando você está pesquisando casas para morar é do House Sigma que disponibiliza uma série de informações interessantes sobre os locais e as famílias que moram por ali, como o valor médio salarial das familias, idade, grau de escolaridade, etinia, entre outros (figura abaixo).

Com essas informações você consegue tomar a decisão de morar ou não em tal região. Para famílias que possuem filhos, além dessas informações é importante observar a pontuação das escolas na região. Aqui no Canadá, você só poderá matricular o seu filho na escola da região onde você mora, então é interessante buscar regiões onde as escolas, tanto elementary (que seria dos 4 aos 11 anos) quanto os secondary (dos 11 aos 16 anos) são bem pontuadas (nota acima de 7). Para analisar a pontuação das escolas o site mais utilizado é o do Fraser Institute.


Voltando a história sobre cariocas em London .... pois bem, estava eu fazendo minha unha com a querida Márcinha da Bella Brazil Nail Boutique, quando chegou a próxima cliente. Dei boa tarde, e continuei conversando com Márcia. Conversa vai conversa vem até que a cliente me interrompe delicadamente e pergunta toda sem graça: Desculpa, mas você é do Rio? Deve ter sacado pelo meu sotaque com certeza... hahaha.... e eu respondi que sim e perguntei se ela também era e pra minha surpresa a resposta foi que SIM! Ela também era carioca da gema! Gente, depois disso foi uma alegria só. Se você é carioca, você vai entender .... fomos do "não acreditooooooo", pro "me passa seu telefone" até dirigir de volta pras nossas casas e continuando a conversa pelo telefone.... Cheguei em casa e a primeira coisa que falei com meu marido foi que havia conhecido uma carioca gente fina PACAS! haha... bem gíria carioca mesmo, depois marcamos um encontro para que conhecessemos os maridos e não desgrudamos mais. Sabe aquela pessoa que você conhece, que bate com você? Aquela energia boa, que faz a hora voar sem você sentir, que alegra o ambiente? Esses são os nossos amigos Fábia e Mickael - ela niteroiense, da minha cidade de natal Niterói e Mickael do Rio de Janeiro. Como pode gente? Vir pro subúrbio, interior de Ontário, e encontrar um casal carioca. Pra mim isso é obra de Deus, colocando esses anjos em nossas vidas que se encaixam em praticamente tudo. Vivenciamos dores muito parecidas, sonhos e desafios bem similares o que nos fez nos aproximarmos ainda mais.


Eu digo que isso é obra divina porque sei que Ele coloca pessoas em nossas vidas, para que possamos seguir o nosso caminho de forma positiva, mais leve. É assim que me sinto com eles. São nossos amigos há mais de 1 ano e me sinto completamente "em casa" quando estamos juntos. Eles também são pais de pet e a Sophie é uma sapeca que a titia ama. Entre nós amigos, não há exigência, cobrança. As relações são respeitadas e a amizade flui de forma mto deliciosa.


O fato de eu e Fábia termos vivenciado situações bem parecidas e termos sonhado por algo que foge ao nosso controle e não termos conseguido alcançar os nossos sonhos, nos tornou muito mais próximas do que o fato de sermos ambas cariocas.... (risos). Estes amigos são realmente muito especiais e Deus mais ainda. São nestes momentos que temos a provação divina que Deus está ali, nos guiando. Eu estava em um momento nublado e difícil, onde cheguei até a questionar a Sua existência, como relatado no post anterior, mas mesmo envolto à dores, nunca perdi a minha fé e esperança, sempre orando e pedindo à Ele que me desse sabedoria pra compreender os momentos e me guiasse e me proporcionasse o melhor pra mim. Ele atendeu minhas presses, com certeza. Obrigada meu Deus!

Aos meus amigos cariocas, vocês são o maior presente que recebemos de Deus em 2021 e serei etermamente grata por Ele ter colocado vocês em nossas vidas. Sobre a nossa amizade .... só desejo que ela dure eternamente. Amo vocês.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page