top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Retrospectiva de 2023: Keep me where the light is

Começo este post primeiramente agradecendo à Deus, pela vida, pela saúde e pelas graças me dadas e vividas neste ano incrível de 2023. À tudo dai graças (1 Tessalonicenses 5:18). Quando sentava pra fazer retrospectivas do ano sempre me surpreendia com o número de acontecimentos e metas realizadas pois procuramos viver intensamente, focados nos nossos objetivos e no que planejamos alcançar. É muito gostoso realizar que o que planejamos doze meses antes, de fato aconteceu e a delícia de sentir o gosto de tudo o que foi vivido, das ações, dos passos ... é como ouvir aquela música que marcou um momento especial da sua vida e no fechar dos olhos voltar no tempo e viver aquele momento novamente como um flash. Sempre fui uma amante de planejamento e traçar metas pra mim sempre foi algo muito natural e prazeroso como comentei em neste post lá em 2018. Porém não pude dizer o mesmo nos últimos anos que infelizmente foram atípicos, com muitos desafios pessoais que me abalaram, tiraram basicamente o meu chão e minha vontade de olhar pra frente com um olhar otimista e desafiador. Infelizmente pela primeira vez na vida me vi completamente inerte, sem vontade de realizar, de criar, cantar, inovar e viver intensamente como muitos de vocês conhecem. Falei um pouco sobre os desafios neste post aqui. Tudo isso acabou por culminar o nosso gostoso ritual de sentarmos juntos nos finais de ano, fazermos a retrospectiva e planejarmos juntos o próximo ano. Me levou a mergulhar cada vez mais na minha dor, buscar respostas que não estão em livros ou sites de pesquisa, pois por mais que eu as tenha buscado, e não as tive, tentei mesmo buscar o conforto no auto-conhecimento e espiritualmente. Eu consegui através de todo esse período turbulento, como muitos altos e baixos, sair do outro lado, mergulhar em mim e na palavra de Deus e evoluir. Como já dizia na bíblia, o sofrimento pode testar a sua força e estrutura (Matheus 7: 24-27), pode testar a genuinidade da sua fé (Pedro 1: 6-7), pode testar sua motivação e trabalho (1 Cor. 3: 12-15), e tentar abalar a sua resiliência (Jó 1:42), mas acima de tudo ele pode produzir e reforçar o caráter cristão em todos nós (Rom. 5: 3-5). Só Deus me fez realizar, compreender e me reerguer do fogo e das trevas para a luz. Quando consegui aceitar, mesmo sem compreender 100%, senti uma paz como nunca havia sentido antes e mesmo com um começo de ano bem difícil, enfrentando mais duas perdas gestacionais, eu consegui ter forças e seguir em frente. E aqui estou eu realizando este post.

Neste momento em que escrevo este texto completamente vulnerável, as lágrimas escorrem em meu rosto. Tudo o que vivi foi muito real, ainda é muito recente e sim doeu e ainda dói muito! Como minha terapeuta fala, o auto-conhecimento, nos faz compreender os nossos limites, a nossa dor, e quando revivê-la, conseguir passar por ela de forma mais rápida, porém esquecer jamais conseguiremos. Mesmo envolta à tanta dor, o sentimento do amor e da esperança vem crescendo exponencialmente. Meio doido né? Portanto não se preocupe, está tudo bem, o pior já passou, e se você me conhece bem, sabe o quanto fui e sou forte e sabe também que me abalei, mas saiba que tudo isso estava escrito e foi preciso para hoje estar aqui, mais forte, abrindo o meu coração mais uma vez, escrevendo e voltando a viver intensamente.

Me aproximando do final do ano, decidi então reviver o ritual de pensar e refletir sobre o ano vivido, as coisas que poderia ter feito diferente e com esperanças criar metas para o próximo ano que está por vir.

Comecei fazendo uma lista simples mês a mês dos acontecimentos e conquistas e vou dizer que me assustei um pouco com o resultado dela, pois pasmem, 95% foram de coisas boas, conquistas importantes pessoais e profissionais, mas que eu não conseguia enxergá-las ou gozá-las como deveria pelo fato de estar imersa na dor que os 5% dos acontecimentos me causaram. Pra mim escrever é uma ferramenta poderosíssima que atrelado a ajuda profissional terapêutica que tenho há anos me fizeram realizar com clareza como o tempo passou rápido e as oportunidades que perdi de realmente curtir o processo. Mas não falo isso com sentimento de culpa não, eu compreendo que tudo foi necessário. Foi preciso esvaziar o meu copo pra poder enchê-lo novamente, ou melhor aprender a mantê-lo em um nível saudável que não o deixe transbordar, é desaprender para aprender coisas novas, é se permitir ficar no vazio, é gozar da solitude e não sentir o vazio da solidão. A vida é um eterno aprendizado e sou grata por poder viver, sentir e realizar. Não dizem por aí, que as mais belas artes são realizadas na dor? Pra mim, minhas conquistas foram de alguma forma a minha arte florescendo através deste momento sombrio que vivi. Acredito muito nisso.

Deixo aqui pra vocês a nossa retrospectiva, listada e algumas representadas com fotos, pois amo rever tudo através das fotos que registro ao longo da vida. Espero que ao ler esta retrospectiva você possa acompanhar um pouco do que vivi, das coisas que precisei enterrar de uma vez por todas e do que conquistamos ao longo deste ano que apesar de ter sido outro ano difícil, foi recheado de muitas surpresas boas, muita busca interna, conquistas pessoais e profissioanis. Caso você esteja lendo este texto e se identificando de alguma forma, por conta dos seus desafios e provações, quero que você saiba que você não está só. Respire fundo e invista no seu auto-conhecimento, na sua fé pois tudo isso faz parte da nossa evolução pessoal e espiritual e acredite ... vai passar! Um grande beijo no seu coração.


Nossa retrospectiva de 2023


Janeiro

  • Minha cunhada aqui conosco (Janeiro);

  • Descoberta de mais uma gravidez (em dez) e perda de mais um sonhado bebezinho;

  • Chegada da Britney em nossas vidas;

  • Celebração inesperada dos meus 40 anos;

  • Um presente especial da minha vizinha Dorothy (um anjo que Deus colocou em nosso caminho).


Março

  • Descoberta da mais uma gravidez e mais uma perda do nosso bebezinho;

  • Show do Big Wreck (Guelph);

  • Celebração do aniversário da amiga Mari e outras amigas queridas que Toronto me presenteou.


Abril

  • Celebração do prêmio de melhor time para a equipe do Customer Preferences (TD);

  • Encontro com amigas em Toronto, um final de semana delicioso;

  • Renovação do deck - Inicio da obra da extensão do nosso deck.


Maio

  • Renovação do deck - Conclusão da extensão do nosso deck do quintal (backyard);

  • Mamãe aqui conosco por 1 mês e minha viagem com ela pra NY (mãe e filha);

  • Legendary Awards (TD) - Premiação de legendária que recebi no meu trabalho.



Junho

  • Spa com amiga querida Fábia em London;

  • Comemoração de aniversário da amiga Carol Simprine que mora em Milton;

  • Retorno aos palcos - Ensaio e show da banda To Tough to Die em uma festa junina em uma cidade pequena prox à London, ON;

  • Encontro com amigos queridos da banda no basement da casa dos queridos Ramon e Annie.



Julho

  • Canada Day com amigas de London e Lala/Marcão de Toronto;

  • Celebração do prêmio de melhor time com a equipe do DDR;

  • Show da banda To Tough to Die no pub Dawghouse, London ON Canada;

  • Final de semana delicioso aqui em casa com amigos queridos de Toronto.



Agosto

  • Aplicação para a cidadania canadense;

  • Aniversário da amiga Marcia de London, ON;

  • Compra do vestido pras fotos dos 10 anos de casados;

  • Churras com amigas de London, ON;

  • Mudança do nome da banda pra Brazilla;

  • Show da banda Brazilla no Toboggan Brewery em London, ON;

  • Nossa viagem para Salt Saint Marie, ON Canada, passando pela ilha Mackinac, em Michigan nos Estados Unidos em comemoração aos 10 anos de casamento.


Setembro

  • Renovação do deck - Restauração da cor e selagem com verniz. Haja trabalho viu?!



Outubro

  • Sessão de fotos dos 10 anos de casamento. Marido queria fazer as fotos no outono;

  • Prova da cidadania concluída e só pra me gabar um pouco, gabaritada por mim e maridão;

  • Viajem de negócios pro TD de New Jersey com direito à um jantar especial com minha chefe Rachel McGrath and o Vice Presidente da minha área de agilidade David Sallet, como reconhecimento ao prêmio conquistado por mim e meu colega, também agile Coach Pratik;

  • Familia do Bu aqui conosco por 15 dias e a nossa mini viagem com eles para Muskoka, Niágara e Ottawa.



Novembro

  • Festa de Halloween com amigos de London, ON;

  • Show do Big Wreck em London, ON com nossos vizinhos queridos Chris and Megan;

  • Recebimento do prêmio League of Excellence do TD - O segundo maior prêmio do banco (apenas 3% dos funcionários conquistam - Gozarei deste prêmio em breve;

  • Bate papo, estilo entrevista, com meu colega Scott sobre a nossa carreira dentro do TD no evento NEW Refresher Speaker Series dentro de Next Evolution of Work;

  • Encontro com amigas queridas de Toronto e mais um find delicioso.



Dezembro

  • Show da banda Brazilla no Roxbury Pub em London, ON;

  • Limpeza e revisão das minhas redes socias e o meu envolvimento nelas;

  • Celebração de final de ano com uma parte da equipe ágil em Toronto;

  • Aniversário de 43 anos do maridão;

  • Post-it sobre o que ainda está por vir, pois só à Deus pertence (To be continued)



Realmente este ano foi bem desafiador, com muitos altos e baixos, porém recheado de muitas conquistas que não posso negar e mesmo sem ter curtido como eu realmente deveria ou merecia, serviram de lição para que eu refletisse sobre tanta coisa e para que eu possa ter um olhar um pouco mais carinho com o meu eu e esperançoso e otimista sobre o futuro.


Fecho este post me despedindo do ano de 2023, dando um adeus solene à minha dor e ao meu desejo da maternidade que hoje finalmente se encerra e está guardado à sete chaves no meu coração. Por isso finalizo com esta foto maravilhosa registrada pela minha amiga querida Mari que resume bem como termino este ano e como desejo iniciar 2024, buscando ainda mais permanecer no caminho da luz, da paz, da solitude, tendo ao meu lado o amor da minha vida, meus filhos de pêlo e Deus.


65 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page