top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Amigos Especiais - Como nós fomos abraçados

Este post deveria ter sido escrito há bastante tempo, mas com o turbilhão de coisas acontecendo, expectativas, medos, a ansiedade tomando conta da gente, achei melhor escrever com calma depois que as coisas se acertassem e se acalmassem. Para falar sobre estas pessoas eu precisava de tempo, de calma, pois me emociono toda vez que falo sobre eles, que lembro da nossa trajetória, de como tudo começou e do que eles de fato representam pra nós dois. Portanto este será um post longo!

Muitas pessoas podem se questionar como Toronto pintou no nosso radar, quando que tudo de fato começou, como foram os primeiros dias, onde nós ficamos instalados antes de virmos para o nosso apê definitivo, etc. Bom, vou começar relembrando o que escrevi no início do ano, neste post aqui, onde dou uma breve explicada do porquê escolhemos Toronto para viver, mas gostaria de falar especificamente do último ponto listado neste post sobre "Ter conhecidos por perto".


Há mais de 6 anos atrás nossos amigos Diniz e Flávia vieram morar em Toronto. Lembro como se fosse hoje eles comentando que estavam querendo sair do país porque queriam ter uma vida mais tranquila principalmente por conta da violência da cidade. O maior medo relatado por eles na época era que algo acontecesse com a filha deles e me lembro de ter escutado algo do tipo "Não quero nunca ter o desgosto de enterrar minha filha".


Engraçado lembrar desta época que estes amigos vieram, por que muitos comentaram "ahhh gente exagero pensar assim", "a violência não está lá essas coisas" ou "nossa, vão morar em um país que é frio o ano todo".... gente ... rs... que coisa engraçada isso. Até nós pensamos algo do tipo em algum momento, por incrível que pareça, pois como éramos totalmente ignorantes sobre o país e a cultura canadense não imaginávamos que esta mudança seria tão positiva assim. A ignorância até certo ponto é boa, pois se de fato você não conhece, você não sabe pra que lado venta, tudo bem, pois você desconhece, aquilo não te afeta, você não sofre e ponto final. O problema é quando, você ignorante sobre um determinado assunto, assume como verdade, certas coisas, e não quer discutir ou não busca informações para saber se o que você "acha" é simplesmente verdadeiro ou falso. Dá trabalho buscar informações. Não é verdade?


Naquela época, sair do país não estava em nossos planos e até hoje digo que estes amigos sempre estiveram à frente mentalmente de nós e de muitas pessoas e graças à eles não demoramos tanto tempo assim para "acordar" e pensar em sair do Brasil. Estes amigos são de fato os responsáveis por estarmos aqui hoje, por despertar em mim e em meu marido o interesse e por tirar do armário o meu sonho de adolescência que estava adormecido.


Já vínhamos conversando sobre por em prática este sonho antes do nosso casamento em 2013, pois estes nossos amigos já estavam morando em Toronto há mais de 3 anos e quando vinham ao Brasil, conversávamos muito sobre o dia a dia deles, além de claro conversar por skype, e-mail, etc. Só abrindo um parênteses rápido (estes amigos são os nossos  padrinhos de casamento - oficialmente não foi possível por conta das agendas - mesmo assim eles e nós sentimos e os consideramos para sempre em nossos corações). Depois do casamento, em meio à muitas coisas, o sonho saiu do armário, veio para o papel, virou planejamento e iniciamos o projeto Canadá.


Tínhamos o planejamento de vir realmente em Janeiro de 2017, mas estes amigos nos impulsionaram para sair antes ... e listamos os riscos e como possívelmente iríamos mitigá-los. OBS.: Estes dois amgios também são gerentes de projeto... ehhehhee.... deliciosos falar de planejamento e projeto com eles. Os riscos eram altos, mas tendo o apoio deles a coisa fluiu com mais tranquilidade - mesmo que não estivéssemos tão tranquilos assim... rs


Em maio, quando vim para Toronto, com o intuito de conhecer o local, entender a dinâmica da cidade, andar de transporte público, etc, estes amigos foram fundamentais para mim. Cá estava eu, longe do meu marido, em uma cidade aparentemente desconhecida, que moraríamos dentro de poucos meses. O medo parecia sair pulando pela minha boca. A determinação sempre me movimentou, porque se ficasse focada apenas no medo não sairia do lugar. Além disso ter o apoio deles fizeram toda a diferença! Lembro do Diniz me explicando como eu faria para pegar sair do hotel, pegar o carro, estacionar perto da estação do metrô Finch, comprar os tokens, pegar o metro linha 1, linha 2 para ir ao banco, depois voltar, pagar o estacionamento, pegar o carro e voltar para o hotel. Gente .... não preciso dizer que não sabia o que era Token, quais linhas existiam nem pra que lado era Norte, Sul, Leste e Oeste (aliás, aqui você aprende a se movimentar através destas coordenadas - coisas que não é habitual no Brasil). Estou escrevendo, rindo e suando frio só de lembrar do que passei! Diniz, você não faz ideia de como você me ajudou.De lá até a nossa vinda definitiva, parecia intensivão e contagem regressiva. Eles estavam por dentro de tudo, sempre querendo ajudar de alguma forma .... e sempre posicionávamos eles com relação ao processo e as coisas que estávamos fazendo.

Viemos definitivamente para Toronto no dia 31/07/2016 e quem estava lá no aeroporto para nos receber e nos ajudar com as malas? Diniz! Que delícia! Fomos recebidos com muito carinho por todos eles e ficamos em sua casa mais ou menos uns 15 dias. Por eles poderíamos ficar o tempo que fosse necessário, se precisássemos - só mesmo pessoas especiais abrem as portas de sua casa e recebem pessoas com o carinho que eles nos receberam. Não é pra qualquer um não. Eu mesma não sei se teria esta "coragem" e disponibilidade que eles tiveram para com a gente. Digo coragem, pois por mais amigos que fôssemos, receber pessoas em sua casa, significa "quebrar" a rotina do seu dia a dia, abrir mão de sua privacidade, entre outras coisas. Portanto por mais palavras que eu escreva, não consigo descrever o que isto significa para nós.



Fico muito emocionada quando revejo nossas fotos, quando fecho os olhos e paro pra pensar nesta amizade de anos, no que vocês representam para nós, principalmente para o meu marido, por tudo o que vocês passaram e nós também e por estarmos aqui hoje pertinho de vocês.Meus amigos queridos, muito obrigada por tudo o que vocês têm feito e fizeram por nós. Por toda ajuda, por todo aprendizado, por toda sessão de terapia (risos), por todo amor, receptividade, carinho para nos apresentar este novo mundo, ajudar a encontrar um local para morarmos, escolher os primeiros itens da casa, além de compartihar com vocês como estamos no nosso dia a dia, como está sendo meu curso, meus novos amigos, as entrevistas de emprego, as comemorações, sobre como fui na prova..... etc. Vocês são para nós pessoas que guardamos no cantinho esquerdo do peito, dentro do coração, à sete chaves, com muito amor ... a nossa família aqui no Canadá.


Obrigada, obrigada e obrigada, por ontem, por hoje e por amanhã! Amamos muito vocês!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page