top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

TTC: Toronto Transit Commission (O Transporte Público de Toronto)

Para quem ainda não conhece o transporte público de Toronto ele é mais conhecido como TTC (Toronto Transit Commission) que circula por toda cidade especialmente na grande downtown. Digo isso porque em outras cidades como a região de North York, Markham, entre outros, existem outras empresas que fazem transporte público como por exemplo a Go Transit e York Region Transit. Neste post, vou apenas focar no TTC e depois faço post para as outras citadas acima.


O TTC desde sua fundação em 1921 atende a cidade de Toronto com sistema de transportes interligados entre bondes (streetcar), ônibus (bus) e metrô (subway). É composto de 69 estações, mais de 149 rotas de ônibus e 11 linhas de bonde e todos são muito simples de utilizar.


Ao utilizar um destes transportes você poderá solicitar pelo transfer, ou seja, um papelzinho que é o documento para você se locomover em qualquer outro veículo do TTC. (Ex: no metrô existe uma maquininha vermelha para Transfers em todas as estações para que você possa pegar o papel de sua transferência e utilizar em um outro meio de transporte - em uma outra linha do próprio metrô, em um ônibus ou streetcar / Ex2: no ônibus ou streetcar o transfer deverá ser solicitado para o motorista - apenas lembrando que para ambos os exemplos o transfer só tem validade nos meios de transporte que forem da empresa TTC.)


Uma outra coisa interessante é que dentro dos ônibus e dos streetcars não existe a figura do cobrador. Ao entrar nestes veículos, você deve depositar o dinheiro certinho (ou token - veja a explicação mais abaixo) em uma caixinha na entrada no ônibus/streetcar.


1. Maquininha de Transfer que você encontrará dentro das estações do metrô

2. Exemplos do documento de Transfer



Onde comprar e quanto custa andar em um transporte TTC?


Você pode comprar bilhetes, tokens e passes diretamente com um profissional na cabine de atendimento (existe em todas as estações de metrô) ou em máquinas eletrônicas que ficam localizadas em algumas estações (veja aqui onde encontrar).

Token Machine para compra de tokens e os famosos Tokens


O passe único do metrô é chamado de token, que pode ser um papel ou uma moedinha (menor que a nossa antiga de 1 centavo no Brasil). O valor unitário ou cash single fair purchase é de C$3.25, porém você pode comprar os Tokens em diferentes quantidades em um mínimo de 3 fichas por C$ 8.70, ou seja, cada token sai a C$2.90.


Você também consegue comprar passes diários por C$12.00, semanais por C$42.25 ou C$33.00 (para idosos/estudantes) e mensais por C$141.50 ou C$112.00 (para idosos/estudantes), além de outras opções como PRESTO e Downtown Express. Confira aqui todas as opções e os valores certinhos e aqui para mais detalhes dos passes.


Metrô (Subway)


O metrô na minha opinião é muito bom e liga excelentes pontos da cidade de Toronto. Nem todas as estações estão adaptadas para cadeirantes, as que possuem estão identificadas com o símbolo em azul no círculo da estação, conforme no mapa acima. Veja abaixo a identificação de cada linha do mapa:


Linha 1: Yonge-University

Esta linha de metrô em amarelo no mapa tem um formato de "U" ligando as estações Downsview (Norte), área de Allen Road e Sheppard Avenue West, até Union Station (Sul), o centro de Toronto, e depois Union Station (Sul) até Finch (Norte), na zona norte da Yonge Street e Finch Avenue East. totalizando 32 estações. Esta linha faz conexão com a Linha 2 nas estações Bloor- Yonge, St George e Spadina e com a Linha 4 na estação da Sheppard-Yonge.


Linha 2: Bloor-Danforth

Esta linha de metrô em verde no mapa é uma linha reta ligando a estação Kipling (Oeste), na área de Dundas Street West and Kipling Avenue, à estação Kennedy (Leste) próximo à Eglinton Avenue East e Kennedy Road totalizando 31 estações. Esta linha faz conexão com a Linha 1 nas estações Spadina, St George e Bloor- Yonge e se conecta com a Linha 3 na estação da Kennedy.


Linha 3: Scarborough

Esta linha de metrô em azul no mapa é uma linha em formato de "L" ligando as estações Kennedy próximo à  Eglinton Avenue East e Kennedy Road até a estação McCowan próximo à McCowan Road e Avenida Progresso totalizando 6 estações. Esta linha faz conexão com a Linha 2 na estação Kennedy.


Linha 4: Sheppard

Esta linha de metrô em roxo no mapa é uma linha reta ligando a estação Sheppard-Yonge próximo à Yonge Street e Sheppard Avenue até a estação Don Mills próximo à Sheppard Avenue East and Don Mills Road totalizando 4 estações. Esta linha faz conexão com a Linha 1 na estação Sheppard-Yonge.


O tempo de espera entre um metrô e outro é de aproximadamente de 3 a 4 min. Você pode checar os horários das saídas de cada um deles através do link http://ttc.ca/Subway/next_train_arrivals.jsp.



Ônibus (Bus)

Existe uma infinidade de ônibus espalhados pela cidade de Toronto e cada ponto de ônibus por onde passa um bus do Toronto Transit Commission é identificado com a cor vermelha do TTC conforme imagem abaixo.



Os ônibus são super confortáveis possuem ar condicionado e calefação para o inverno e ao parar no ponto o ônibus pode descer até a altura da calçada para facilitar a entrada de cadeirantes, idosos e crianças. Todo ponto é sinalizado tanto no visor no interior do veículo quanto por áudio informando a próxima estação que irá parar.Aqui não precisa pedir pro motorista parar em tal ponto, pois ele simplesmente pára, ou caso você prefira, quando o ônibus sinalizar a sua estação como próxima, você pode pressionar o botão de Stop localizado dentro do veiculo, para informar ao motorista que você quer descer. O ônibus só para nos pontos existentes, não adianta pedir pra ele descer em qualquer lugar que não vai rolar!


Para mais informações clique aqui.

Para ver o mapa do sistema de ônibus clique aqui.


Bondinho (Streetcar)

Este tipo de transporte dá um charme especial bem no centro de Toronto. Os bondinhos sobre trilhos e suportados por uma fiação elétrica, lembra os bondinhos de São Francisco na Califórnia mas são um pouco mais moderos e mais compridos na coloração vermelha (do TTC).


Como eu já havia comentado neste post aqui, dirigir no centro onde este tipo de transporte é comum, é bem complicado por conta de algumas regrinhas como por exemplo ficar há uns 2 metros de distância. Apenas um exemplo para garantir a segurança dos motoristas, passageiros e ciclistas na cidade, principalmente porque estes bondes andam exatamente no meio da rua, ou seja, os passageiros precisam andar da calçada até a rua pra entrar e descer do bonde, e eles podem virar em ruas transversais, o que significa que a faixa do canto, será tomada por eles ao fazerem a curva.


Para mais informações sobre rotas clique aqui.

Para ver o mapa do sistema do Streetcar clique aqui.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page