top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Metas, metas e metas ... elabore-as de forma a alcançar seus objetivos

Salve, salve 2018!!!!! E ai? Como foi o seu ano de 2017? Já parou para refletir as coisas que deram certo e as que deram errado? E o seu planejamento de 2018? Você tem o costume de pensar nos seus sonhos e no que é preciso para alcançá-los?


Hoje gostaria de dividir com vocês como eu me organizo e faço o meus planejamentos que sempre me ajudaram a focar e me aproximar dos meus objetivos e sonhos.

Não sei se você chegou a ler, mas no meu primeiro post do blog eu comento que desde muito nova já fazia planejamento seja de curto, médio ou longo prazo para qualquer coisa que eu quisesse conquistar, como passar de ano, ou conseguir um estágio ou emprego, ou fazer uma viagem, planejar um casamento, fazer uma festa, etc. O planejamento sempre esteve presente em minha vida, tá no meu sangue. Com o passar dos anos, com mais experiência e estudo, utilizando algumas técnicas como 5W1H ou SMART, aprendi a descrever e a criar melhores metas de forma a serem mais objetivas.


Já há algum tempo, todo final de ano, podendo ser no Natal ou Ano Novo, eu e maridão costumamos sentar juntos, fazer uma restrospectiva do ano que passou, entendendo o que foi bom e o que poderia ter sido melhor, e usar os resultados para montar o nosso plano para o próximo ano. Quando montamos a nossa lista de metas, nós costumamos listar tudo o que gostaríamos de realizar ao longo do próximo ano. É importante listar também as ações para alcançar cada meta. Quando a gente não consigue fazer tudo no mesmo momento, eu reservo um tempo depois para detalhar cada objetivo pois assim nós conseguimos ter a noção exata do que precisamos fazer, quanto tempo irá levar e dos possíveis custos embutidos.

Se você nunca teve o hábito sentar e listar metas e de repente decide parar pra pensar nas coisas que gostaria de alcançar ou realizar, existe uma tendência de você acabar listando metas vagas ou irrealistas. Quem nunca listou como meta "Ser Feliz" ou "Perder Peso"? Eu já, por diversas vezes!  Eu ficava frustada pois eu trabalha muito, buscando atingir o meu objetivo, mas quando revisitava a lista, constatava que não tinha conseguido alcançar meus objetivos e o pior, eu não entendia o que estava fazendo de errado. Observe que estes dois exemplos acima são muito "vagos" e não tem objetivo algum que te aproxime da realização deles.

Vamos rapidamente parar pra analisar a meta "Perder Peso".

De cara, diante desta meta, me faço as seguintes perguntas:


  • Porque você quer perder peso?

  • Qual seu peso atual?

  • Quantos quilos você quer perder?

  • Em quanto tempo?

  • Como você pretende perder peso?

  • Existe algum lugar (onde) que te ajudaria a perder peso?


Se você observar nas perguntas acima, utilizei a técnica 5W1H (Who, What, Where, When, Why, and How), ou em português (Quem, O que/Qual, Onde, Quando, Porque e Como), que responde perguntas simples que nos faz entender melhor o que está por trás do desejo, e conseguirmos então melhorar a meta a ponto de se tornar mais específica e objetiva. Respondendo as perguntas acima (de forma hipotética), podemos chegar as seguintes respostas:


  • Porque você quer perder peso? Para voltar a vestir quase todas as minhas roupas tamanho 38 que estão encalhadas no meu guarda roupa.

  • Qual seu peso atual? 70kg

  • Quantos quilos você quer perder? 10kg

  • Em quanto tempo? 5 meses

  • Como você pretende perder peso? Fazendo dieta e exercícios

  • Existe algum lugar (onde) que te ajudaria a perder peso? Na academia


Devemos então, após este entendimento, buscar escrever a meta de forma que a torne S.M.A.R.T., que significa

S - Specific (específica)

M - Measurable (mensurável)

A - Achievable (alcançável)

R - Realistic (realista)

T - Time based (temporal).

Se analisarmos meta de forma SMART, temos o seguinte:

Específico: perder peso para voltar a vestir as minhas roupas tamanho 38 que estão encalhadas no meu guarda-roupa.

Mensurável: Perder 10kg (Chegar aos 60kg).

Alcançável: Deve-se analisar o seu histórico neste ponto. Se você já conseguiu ou não perder peso e sua pré-disposição.

Realista: É possível perder 10kg em 5 meses.

Temporal: Em 5 meses, entre os meses de Fevereiro a Junho de 2018


Podemos então reescrever a meta "Perder peso" da seguinte forma: "Perder 10kg entre Fevereiro e Junho de 2018 para voltar a vestir minhas roupas tamanho 38 que estão encalhadas no meu guarda-roupa."

Observem que desta forma a meta se torna objetiva e clara. Mas você acha que terminou por ai?


Depois de escrever metas SMART, você deve listar as ações para alcança-las. Vale buscar usar a técnica SMART para as ações também, pois as torna também mais objetivas, senão você pode cair no erro de listar ações como "Me matricular na academia", "Marcar um horário com a nutricionista", "Fazer compras saudáveis", etc. Observe o qual vago são estas ações, pois você não definiu prazo, local e com quem ou o que, e com certeza isso fará você esquecer de realizar estas ações e consequentemente de atingir a meta. Então boas ações seriam:


  • Realizar matrícula na academia XPTO no dia 15 de Janeiro de 2018 por volta das 6pm.

  • Ligar para a Nutricionista Dra. Amanda, no dia 10 de Janeiro de 2018 às 5pm e agendar consulta.

  • Ir na consulta com a Nutricionista Dra. Amanda, no dia 22 de Janeiro de 2018 às 2:30pm.

  • Ir ao supermercado no dia 7 de Janeiro de 2018 às 7pm para comprar alimentos saudáveis (vide lista).

  • etc.


Bom é isso! É assim que faço há muitos anos seja na vida pessoal ou na profissional. É importante se conhecer, entender quais são seus sonhos, fazer o planejamento de curto, médio e longo prazo que estão atrelados aos seus sonhos, com metas e ações SMARTs, revisitar e atualizar com frequência a listinha e ao final do ano fazer uma restrospectiva de tudo realizado e entender o que foi bom e o que poderia ter sido melhor. Ahhhh e não esquecer de comemorar! É importantíssimo comemorar pequenas ou grandes conquistas. Não existe nada melhor que poder celebrar algo que você se empenhou e batalhou para realizar.

E ai? O que você achou de pensar e escrever metas de forma mais objetivas?

Se você não está acostumado, vai dar um trabalhinho e pode até parecer chato de fazer, mas vou dizer que é muito bom e ajuda muito! Principalmente se você é uma pessoa vive postergando e deixando "pra fazer amanhã" ou vive esquecendo compromissos ou de realizar coisas.

Eu que adoro planejamento, curto muito fazer. E não tem nada de formal nesta atividade, mesmo quando tenho que usá-la no meu trabalho junto à minha equipe de projetos. É legal encarar esta atividade de forma descontraída, como se você estivesse anotando algo importante em sua agenda ou fazendo uma listinha de compras. As minhas ações brotam facilmente e saem do papel e vão para minha agenda do google e pra minha planilha de custos e é assim que consigo guiar as minhas atividades diárias, semamais, mensais e ter sucesso em alcançar as minhas metas durante o ano.

As minhas metas e do maridão para 2018 já estão listadas e as suas pretende planejar quando? 😊

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page