Nossa tão sonhada viagem pra Banff, Alberta-Canadá
- Bruna Alves
- 6 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de dez. de 2022
Imagine um lugar que tudo à sua volta parece aquelas fotos de cartão postal? Onde você não consegue acreditar na paisagem vê e que nenhuma máquina consegue captar as cores do local. Essa é a região de Banff, em Alberta no Canadá, um parque nacional enorme e simplesmente inesquecível!

Em tempos de COVID, não sabíamos se conseguiríamos viajar para lá. Embora a viagem tenha sido planejada há um bom tempo atrás, nós ficamos até a última semana achando que ela seria cancelada, já que Ontario entrou na segunda onda em Setembro, com números de infectados aumentando diariamente e batendo a casa dos 800 casos por dia. Pra nossa sorte, não cancelaram, mas vou dizer que fiquem bem preocupada em pegar avião durante a pandemia.
Graças à Deus deu tudo certo e o vôo foi traquilo, aprox 4h no total, saindo de Toronto, e não estava tão cheio. Fomos de Westjet e voltamos de AirCanada e pra ambas companias aéreas passamos por um scan (pra analisar temperatura), porém nenhuma delas fez qualquer questionamento de rotina sobre o COVID, achei isso bem esquisito. Dentro do aeroporto, um movimento considerável, algos restaurantes e lanchonetes fechados, e os que estavam abertos, todos eles estavam aplicando seus protocolos de distanciamento e limpeza. No avião, em geral, todas as fileiras estavam preenchidas porém pouquíssimas ocupavam os 3 assentos, diferente do que amigos estavam divulgando em vôos no Brasil ou até mesmo internacionais. Talvez porque a região nesta época do ano não seja muito procurada? Não sei, talvez. Essa região é muito procurada no verão, e como fomos na última semana de Outubro (outono com cara de inverno). Eu e meu marido somos bem certinhos, e sempre respeitamos os protocolos COVID. Usamos à todo momento máscaras, lavamos e passamos constatemente o alcool em gel. É claro que dentro do avião por exemplo, tivemos que tirar a máscara em poucos momentos para beber e comer, ou seja, de nada valeu todo protocolo já que neste momento estavamos vulneráveis e expostos ao vírus. Quem lê pensa que é papo de doido (risos).
Chegamos no aeroporto de Calgary, pegamos o carro que alugamos e antes de subir pra região de Banff, paramos para comprar bebidas e alguns belisquetes. Achei a cidade de Calgary bem feia, super fria, tudo muito plano, sem árvores e plantas, e com apenas o visual montanhoso bem distante da região que estávamos a caminho. Me senti um pouco nos arredores de Las Vegas só que sem o deserto. Ah, esqueci de dizer que saimos de 10C graus em TO e pegamos -20C em Calgary. É claro que fomos preparados pro frio, mas o choque de temperatura me rendeu uma gargantinha arranhada nos dois primeiros dias e alguns espirros. Passei um apertinho espirrando em locais públicos, em tempos de COVID.
Depois dessa parada, seguimos direto à Banff, uma viagem de aproximadamente 2h40 de carro, tranquila, estrada perfeita, sem nenhum problrma. É claro que ficamos um pouco receosos na direção. Já estava escurecendo e a região possui diversos animais pouco vistos em cidades movimentadas, como veados, alces, lobos além dos ursos e não sabiamos o risco destes animais atravessarem a pista.
No meio do caminho passamos pelo portão de Banff, como se fosse um pedágio, onde é preciso parar e pagar para visitar o parque. O valor por pessoa é de CAD$10 por dia, então eu e marido pagamos o total de CAD$100 dolares pelos 5 dias que passeio.
Nos hospedamos no Emerald Lake Lodge, localizado na região do parque nacional Yoho, em British Columbia, mais ou menos 1h10 após passarmos o vilarejo de Banff. Sim! Nós cruzamos a fronteira Alberta e British Columbia. Banff fica em AB e Emerald Lake fica em BC. O hotel-resort é simplesmente lindinho, bem reservado e beirando totalmente o lago Emerald. A paisagem é divina, aquela sensação de paz, contato direto com Deus sabe. Por várias vezes fiquei completemente sem palavras, só apreciando tudo o que estava vendo.
Durante o tempo da viagem, a temperatura aumentou e ficou na casa dos -2C e -3C graus. Pegamos na maior parte do tempo, dias nublados, e bastante neve! Me senti na época do natal e como eu AMO neve, não poderia ter sido melhor. O único ponto negativo de se ir nessa época, ao meu ver, é que diversos lugares e pontos turísticos que havia planejado visitar, como lagos, parques, cachoeiras, estavam fechados, ruas bloqueadas por conta do perigo de avalanches. Ficamos circulando pela região do hotel, conhecemos o vilarejo de Banff, Lake Louise e a cidadezinha de Canmore. Tentamos também ir à Jasper, localizado umas 3h e meia à noroeste do hotel que estávamos, mas tivemos que voltar pois nevou muito, a condição da estrada estava bem ruim e não tinha qualquer sinal de celular. Medo! (risos).
Em resumo a viagem foi inesquecível! Passeamos, curtimos e relaxamos MUITO! Foi um total de mais ou menos 1300 km rodados de carro, muita caminhada e neve sobre nós. Todos falam que essa região é linda em qualquer estação do ano e definitivamente iremos voltar em outra época, para curtir outras coisas e visitar os locais que não conseguimos ir além de apreciar um visual completamente diferente do que vivenciamos por lá. Yoho, Banff e Canmore, locais especiais que ficarão guardados na minha memória e pra sempre em meu coração.
Comments