top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Alguns mitos e verdades sobre o Canadá

Hoje vim contar pra vocês alguns mitos e verdades sobre morar no Canadá, especificamente em Toronto. Algumas delas são idéias que eu tinha antes de vir pra cá, outras são opiniões de brasileiros que vivem por aqui além das minhas é claro, e algumas outras são dúvidas e comentários de pessoas que vivem no Brasil. Confira abaixo para você ficar um pouco mais por dentro sobre realidade de viver por aqui.


1. As pessoas são loiras dos olhos azuis. (Mentira 😟)

Falando especificamente da cidade Toronto, por ser uma cidade de imigrantes, pessoas de diversas nacionalidades vivem por aqui, principalmente chineses e indianos. Realmente é bem difícil encontrarmos um canadense red neck ("pescoço vermelho"), termo muito usando para especificar o estereótipo de um canadense ou americano branco de raíz, porque estes estão mais concentrados em algumas cidades afastadas de Toronto e com mais frequência até em outras províncias. De vez em quando eu vejo alguns circulando por aqui. 


2. O povo é super educado. (Depende 😐)

Muito por conta de ser uma cidade de imigrantes, podemos dizer que o quesito educação vai depender bastante da cultura do povo que passou a morar aqui. É claro que com a vivência do dia a dia, elas aprendem a respeitar, a seguir as regras, etc, mas muitos trazem o costume de seus países e não mudam com o passar do tempo. Já vi vários exemplos de pessoas que sentam em assentos prioritários e não levantam quando um idoso ou uma grávida se aproxima, de pessoas entrando no metrô sem aguardar primeiro a saída das pessoas do trem, de gente quase te atropelando nas escadarias do metrô, etc. Na região do meu college, você muito lixo na rua, copos de café no jardim do vizinho, no meu college, em particular, os banheiros, as salas, o refeitório ficam bastante sujos, porque infelizmente as pessoas que estudam lá são bastante mal educadas. Em geral, posso dizer que muitos respeitam a cidade, as pessoas e sociedade, mas têm uma grande parte da população que parece que ainda vive nos maus costumes de seu país de origem ou por conta desta má educação enraizada, não mudam de jeito nenhum, mesmo morando por aqui há bastante tempo.

3. Não tem formiga, nem mosca, nem barata! (Verdade 😄)

Gente, por incrível que pareça é verdade!!! Eu nunca vi nenhum destes insetos por aqui e sinceramente não sei o porquê. Talvez por conta do clima ... mas de fato isso é algo maravilhoso! Lembro que na minha cidade no Brasil, você não podia deixar algo doce em cima da mesa, nem por exemplo uma caixa de pizza em cima da pia, porque as formigas atacavam. As moscas, em particular de algumas regiões no Rio de Janeiro também são outras vilãs de comidas e vivem infernizando a vida das pessoas. Na região oceânica de niterói tem aos montes e fazer um lanchinho da tarde na presença delas é super comum. E a barata gente?! Só jesus! Na época do verão elas proliferam. Por aqui, mesmo no verão não vejo sinal de nenhuma delas. Isso é realmente algo maravilhoso!!!! É claro que existem outros bichos, mas estes eram os que tinha nojo ou pavor no Brasil.

4. O Canadá quer brasileiros! (Mentira 😟)

Eu não sei o que deu nos brasileiros ultimamente, para sairem comentando este tipo de coisa, talvez por conta de algumas reportagens ou pelo alto índice de brasileiros vindo para o Canadá, mas vamos de uma vez por todas elimiar este pensamento?! O Canadá não quer brasileiros! É verdade que o Canadá possui programas de imigração e busca sim profissionais qualificados, empresários, investidores, visando o crescimento do país, algumas regiões mais frias promovem os programas provinciais com mais facilidade, por conta da baixa população, mas gente isso de é de forma geral, não especificamente para os brasileiros. Os programas existem há bastante tempo e estão disponíveis para qualquer pessoa qualificada que deseja viver por aqui. 


5. Viver no Canadá é ter qualidade de vida. (Verdade 😄)

Com certeza! Principalmente se comparado com a realidade da minha cidade do Rio de Janeiro. Viver por aqui é ter segurança, ter tranquilidade, ter poder de compra, estar em contato com a natureza e saber que você tem o direito básico de ir e vir sem medo, bem diferente de como vivíamos no RJ. De acordo com o site Globalnews.ca, em uma pesquisa realizada em 2015, Toronto foi ranqueada como a oitava cidade mais segura do mundo para se viver. Além disso, a cidade é super planejada em termos de infraestrutura, ou seja, por aqui o número de escolas, hospitais, bibliotecas, parques, etc, são criados e planejados frente à população que mora ou irá morar ao redor. Quando se expande uma região para se contruir novas casas, apartamentos, townhouses, eles planejam de forma a ter a infraestrutura necessária para suprir as necessidades do numero destes novos habitantes. É por isso por exemplo que se você compra uma casa em uma região X, você não pode matricular seu filho da escola da outra região Y, você deverá matricular no escola da região X. Em contrapartida, downtown é um caso polêmico, pois tem vivido um momento de intenso crescimento, e sendo uma área previamente estruturada, os moradores e trabalhadores estão começando a vivenciar algumas dificuldades com o transporte e o trânsito devido ao grande volume de pessoas. Ouvi dizer que em cidades, como Brampton, por exemplo, a maioria dos moradores são de origem indiana e possuem uma cultura de "abrigar" muitos familiares em uma mesma residência. O problema é que o planejamento foi feito pelo governo com base nas residências e no número médio de familiares que estas residencias abrigariam, e com a entrada dos indianos, estas residêcias tem acolhido mais familiares que o planejado. A consequência disso são escolas, transporte público, hospitais super lotados. O governo tem um pepino para resolver por lá. Vou dizer que mesmo com todos estes problemas listados, morar no Canadá é ter sim qualidade de vida, pois o governo se preocupa com a população e busca fazer o melhor para o todos.


6. É frio o ano inteiro e neva muito! (Mentira 😟)

Gente, o inverno aqui acontece somente de Dezembro a Março e sim é frio, mas como sempre falo pros meus amigos e familiares, com a roupa certa, tá tudo certo. Além disso a cidade é estruturada para o frio, ou seja, o transporte público, funciona de forma organizada, no horário planejado (só utilizar o google maps ou apps como o Transit para conferir o horário do bus/metrô/streetcar/trem e somente sair da sua casa, escola, trabalho no horário certo, evitando assim contato com o frio). Muitos pontos possuem cabines fechadas que te protegem do vento. Em downtown existe o Path, que é um caminho subterrâneo que liga diversos prédios comerciais, shoppings, entre outros por toda região e você pode circular por ali sem precisar se expor na rua e no frio. Um outro ponto é que não neva todo dia. Tempestades pesadas por aqui, as que acumulam neve na faixa dos 15cm, 20cm acontecem em dias isolados, não são sequenciais, em acontecem em uma média de 8 vezes em todo inverno. Tirando tudo isso, o verão que dura de meados de Junho a meados de Setembro é realmente muito quente, chegando a temperaturas na casa dos 40ºC. Já a primavera e outono, você poderá pegar temperatura entre 7ºC e 20ºC. 


7. Só tem besteira pra comer, os famosos fast foods! (Mentira 😟)

As pessoas tem a falsa impressão que por aqui só se come besteira, como pizza, hambúrguer, cachorro quente .... e é verdade! hahahhahaha.... brincadeirinha. Essas besteiras existem sim, mas também existem restaurantes fit, comidas lights, saladas, sopas, comidas veganas aos montes, o que te permite comer sim muito bem ... vai depender apenas de você. Os mercados vendem de tudo, e vou dizer que os legumes, verduras e frutas vendidos por aqui são de comer com os olhos de tão lindos. Você ainda tem a oportunidade de comer frutas que raramente encontramos no Brasil, ou quando encontramos com preços altíssimos, como o morango (strawberry), o kiwi, o mirtilo (blueberry) e a framboesa (raspberry). Aqui são vendidos por preços bem acessíveis. O que acontece é que como muitos tem a experiência de conhecer a cidade como turista, acabam comendo realmente as "porcarias" deliciosas que são vendidas em lugares próximos aos pontos turísticos, restaurantes e pubs badalados, etc. E cá entre nós quando estamos de férias a gente não se preocupa muito com a alimentação não é verdade?! A gente quer é curtir e botar o pé na jaca! Mas em geral, come-se muito bem por aqui. Mas você pode estar se perguntando: ahhhh .... mas e a comida brasileira, arroz, feijão, farofa.... gente tem também! No mercado você encontra arroz branco, parborizado, arroz chinês, etc. feijão preto, vermelho, marrom, branco até o fradinho, etc. A farofa você já não encontra com facilidade não, apenas em dois mercados portugueses chamado Nosso Talho e um outro chamado Pavão. Ambos são estilo mercadinho/açougue e você encontra diversos tipos de carnes e linguiças de fabricação própria (quase parecidas com as nossas calabresas), pão de queijo, café pilão, caixa de bombom nestlé e garoto, farinhas de diversos tipos, refrigerante guaraná Antártica, biscoito de polvilho, entre outros. A linguiça é que é um ponto, na minha opinião, ainda não solucionado, pois até o momento não encontramos nenhuma linguiça parecida com as de churrascos famosas no Brasil, mas tudo bem! (risos)

8. O canadense é um povo frio (Depende 😐)

Então, na minha opinião, acredito que neste ponto irá depender das pessoas que vivem por aqui. Dependendo da cultura do povo, você pode encontrar pessoas mais "frias", mas também você pode encontrar pessoas muito queridas, como os venezuelanos, italianos, somalianos e brasileiros! rsrsrs... Então acho que varia bastante.

9. Viver no Canadá é maravilhoso pois não tem problemas (Mentira 😟)

Não é porque aqui é um país de primeiro mundo que não tem problemas. É claro que tem! Viver no Canadá não é as mil maravilhas! Conforme vocês leram acima, listei já alguns problemas de infraestrutura que Toronto está enfrentando e são bastante sérios. Aqui acontecem assaltos, assassinatos, raptos, mas é claro que em uma proporção infinitamente menor se comparado com o Brasil, mas tem sim. Eu acho que não existe lugar no mundo que não tenha. Outro fator que para uns pode ser problema e para outros não, é a questão dos imigrantes. Viver aqui é estar "aberto" a conviver com pessoas de diversas nacionalidades, religiões, culturas. Não é todo mundo que aceita e isso pode se tornar um problema. Muitos não respeitarem a cultura canadense e quererem impôr a cultura de seus países por aqui. Só para vocês terem uma ideia, existe alguns shoppings com lojas chinesas que você não encontra nada em inglês! Fica aquela sensação de que você está na China por alguns intantes. Tenso né?!

10. Se você é qualificado terá emprego batendo na sua porta (Depende 😐)

Gente, ilusão quem acha que vai chegar achando emprego. A taxa de desemprego por aqui está em torno de 7,2% neste ano de 2017, de acordo com o site da cidade de Toronto. Se você procurar um subemprego como trabalhar em cafés, lojas, lanchonetes, limpeza, você pode encontrar com facilidade sim, porque estas estão sempre em alta por aqui, mas encontrar emprego qualificado é que complica um pouco. Encontrar um bom emprego vai depender muito da sua área de atuação na região que você se encontra, do seu currículo e cover letter, do seu nível de inglês e principalmente o networking. Fazer networking aqui é fundamental para conseguir algumas oportunidades de emprego. Existem vagas que nem sequer vão para os principais sites de emprego, como Monster, Indeed, Workopolis, Linkedin, ou até mesmo nas páginas das empresas, pois elas circulam internamente à espera de indicações. Então é muito importante sim, conhecer pessoas, fazer um círculo de amigos/colegas da área, ir a eventos, jobfairs, etc. E você pode também fazer a seguinte pergunta: qual o tempo médio que uma pessoa qualificada leva para conseguir um emprego em Toronto? Gente, é difícil responder pois já vi diversos casos. Conheci pessoas que conseguiram no primeiro mês, pessoas que levaram 1 ano e outras que ainda estão procurando e tiveram que buscar um subemprego pra poder pagar as contas. É ... não venha achando que é simples e fácil, principalmente quem possui uma boa posição no Brasil, anos de experiência, com um salário alto, pois pode ser que você precise dar alguns passos para tras. Algumas áreas estratégicas da empresa como a área de sales, ou altos cargos como executivos e gerentes, não basta ter inglês avançado, você precisa dominar a lingua como um nativo. Se você pretende vir para o Canadá, no esquema o marido ou a esposa estuda e o outro trabalha (veja bem, não é com visto de turista pra vir estudar inglês, é com visto de estudo para uma graduação, pós, mestrado ou doutorado e o parceiro(a) com visto de trabalho) ou já com PR (Permanent Residence), Residente Permanente, procure fazer um bom planejamento financeiro, com uma reserva que te sustente por pelo menos 1 ano até o parceiro(a) conseguir um emprego. Não peque pelo mal planejamento, pois já vi pessoas que tiveram que voltar, gente com visto de turista que tem que ir e vir a cada 6 meses, ou outras que sofreram bons apertos por aqui viu. O governo canadense te dá uma média de valores que você precisa ter para vir pro Canadá, mas na minha opinião os valores são baixos se comparado com a realidade. Então planeje-se.

11. O povo canadense fala Francês e Inglês (Depende 😐)

As duas linguas oficiais no Canadá são o inglês e o francês. As crianças matriculadas em todas as escolas de todas as províncias e estados estudam o inglês e o francês, porém o francês é muito utilizado em Quebec e Montreal. Aqui em Toronto o francês não é utilizado não. Se você entrar em um Tim Hortons, e pedir um café em francês, ninguém vai entender. Já vi algumas posições em empresas que exigem as duas linguas mas não é algo comum não. Algumas outras regiões do Canadá possuem até dialetos próprios, pelo que ouvi dizer, mas se você está vindo para Toronto, o inglês é o primordial.


12. Com um salário mínimo você consegue viver? (Depende 😐)

Este é um ponto polêmico, pois uns dizem "com certeza" e outros "não é bem assim". Vamos aos fatos! O salário mínimo aqui em Toronto está em torno de CAD$1.800. Um o aluguel de 1 quarto/sala em uma região boa, próxima à metro, streetcar, bus ou até mesmo a downtown está em torno de CAD$1.600. Então, um casal teria uma renda de aprox. CAD$3.600 e conseguiria sobreviver pagando as contas, sem luxo algum. É claro que você poderia ir para algumas regiões mais afastadas e bucando aluguéis mais baratos, algumas regiões menos valorizadas por conta de violência, ou até mesmo se apertar em esquema de alugar um quarto em um apê compartilhado pra sobrar mais uma graninha. Mas se você quer ter sua privacidade e conforto, então já digo que em Toronto ou Vancouver não dá não. Províncias como Nova Scotia, Saskatchewan, Manitoba você consegue se manter sim, porque nestas regiões o custo de vida é bem mais baixo.

13. As empresas respeitam a vida particular de cada um. (Verdade 😄)

Sim, isso é algo maravilhoso que já comentei neste post aqui. Realmente as empresas entendem que todos possuem vidas fora do trabalho, que possuem família para cuidar, filhos, eventos, etc. Com planejamento é possível coinciliar tudo, até o futebol no colégio do seu filhos as 3 horas da tarde. A carga de trabalho pode variar de 38h, 40h ou 44h semanais, dependendo da empresa, mas eles realmente respeitam e entendem que existe vida fora dali e que é importante dar este espaço para seus funcionarios. Se pensarmos na lógica, felicidade em casa X produtividade no trabalho fica simples de compreender, não é mesmo?


Bom é isso! Se você quiser saber mais sobre o Canadá, curiosidades, fique à vontade para deixar seu comentário! Beijo grande pra todos.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page