top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Sobre o meu co-op na Blackberry

Olá pessoal, quanto tempo!! Eu sei que eu sempre falo isso, mas realmente os dias aqui são muito intensos e muitas conquistas e desafios acontecendo que fica difícil parar para escrever. Além de estar no corre corre da pós graduação e fechando o meu ultimo semestre por aqui, ainda estou estudando na UofT todas as terças - só pra complicar ainda mais não é? Eu sei, mas eu espero que quando a correria acabar, eu possa vir escrever mais pra vocês - tenho tanta coisa pra falar! :)


Bom, como havia prometido, este post tem o foco de explicar um pouco mais sobre o co-op, já que a minha pós graduação possui o último semestre dedicado à ele.

Mas o que seria o co-op? Bom, por definição, co-op significa "Co-operative Education Students" e é um programa que alterna períodos de estudo acadêmico com períodos de experiência de trabalho para que o aluno possa aplicar seu aprendizado em sala de aula em ambientes comerciais e industriais apropriados. Na prática seria um internship ou "estágio". Por exemplo, se você estiver cursando uma graduação, a maioria das universidades, senão todas, possuem diversos co-ops, mais ou menos uns 4, durante o tempo de estudo. Você inicia sua jornada no primeiro e segundo semestre com diversas materias, cursa o terceiro semestre como co-op, retorna pra universidade, cursa o quarto semestre com mais materias, depois mais uma vez um co-op em outro semestre e por assim vai. A quantidade de co-ops e o tempo a ser cumprido dependerá do curso e da universade que você escolher. Os co-ops em geral podem ter duração de 4, 8 ou até 12 meses. No caso dos cursos de pós graduação o co-op acontece apenas uma vez podendo ter ou não. Novamente, irá depender do curso e do college. O meu  curso Advanced Project Management de 2 anos, no meu college, possui um co-op de 4 meses, no último semestre e como havia comentado neste post aqui, o corre corre começou lá no término do segundo term, pro terceiro term. Estava muito receosa, de realizar um co-op já que eu possuo experiência no mercado de trabalho, e na minha humilde visão, estágio funciona bem pra quem está começando. Mas por aqui as coisas funcionam um pouquinho diferente. O Canadá entende que mesmo que você tenha prévia experiência no seu país de origem, você não possui nenhuma aqui, então o co-op é encarado de forma muito positiva pelos cursos de pós gradução e uma excelente oportunidade para colocar o seu pezinho em uma empresa e adquirir a tal "experiência canadense" que tanto se fala por aqui.

Bom minha saga começou durante o meu long break no ano passado (entre Maio e Agosto) - o período de ferias depois do segundo semestre. A ideia era conseguir o quanto antes uma oportunidade e em tese tinha também o terceiro semestre (Set-Dez) inteiro para correr atrás disso. Eu dei inicio em Julho, me aplicando as vagas em TODOS os sites possíveis, participei de eventos de TI, fui em quase todas as feiras de emprego e fiz bastante networking. Realizei reunioes com a minha Co-Op Advisor do college, deixei meu currículo e minha cover letter nos formatos canadenses e a cada aplicação ajustava para a determinada vaga. Gente, não é brincadeira não! Buscar um emprego aqui o Canadá é praticamente ter um emprego! Eu perdia em média umas 5 a 7 horas do meu dia me aplicando as vagas. Levava em torno de 1h20 min para cada aplicação! Isso tudo acontecendo em paralelo com meus estudos. Foi muito estressante! É preciso ter determinação e muita força de vontade principalmente porque depois de todo este trabalho, você espera ansiosamente por um retorno e .... nada! Recebi pouquíssimos emails de resposta do tipo "Recebemos a sua aplicação mas verificamos que o seu perfil não se adequa à vaga" .... isso quando respondem! Posso dizer que de todas as vagas que me apliquei 90% não retornaram! Mas não podia desistir! Foco, determinação e fé sempre me moveram. Não acredito que as coisas aconteçam por acaso, é imprescindível que você faça sua parte, se mostre, se venda, mergulhe para que aconteça! O que alguns chamam de "sorte" eu chamo de luta e ralação! Como já dizia o filósofo Leandro Karnal, "Sorte é o nome que o individuo dá ao esforço que ele não faz". E é bem por aí! Nunca foi diferente pra mim. Sempre precisei ralar muito para ter o pouco que tenho, para estar aonde estou.

Bom, eu já estava fazendo tudo o que estava ao meu alcançe e pedi muito à Deus que iluminasse o meu caminho - como ele sempre fez - a única certeza que tinha era que eu não poderia parar e tinha que continuar me aplicando as vagas, frequentando eventos, etc. Quando digo que existe hora certa e momento certo pra tudo, em uma dessas feiras de emprego de TI que fui, um dos meus amigos do college também foi e ficamos por um tempo conversando até que em um momento ele recebeu uma ligação e se afastou. Continuei conversando com uma outra amiga até que ele voltou e falou que era a Blackberry que havia ligado o convidando para uma entrevista. Na mesma hora fiquei surpresa e comentei que nao havia visto nenhuma vaga da Blackberry disponível nestes principais sites (Indeed, Workopolis, Monster, Linkedin...etc). Este meu amigo comentou que as vagas estavam somentes disponiveis no site deles. Achei interessante, fiquei com aquilo na cabeça e quando cheguei em casa, acessei o site deles e me apliquei para as duas vagas de co-op disponíveis, uma era para Project Coordinator em Waterloo e outra para Technical Project Coordinator em Mississauga. As aplicações foram feitas no dia 16 de outubro de 2017 e pra minha surpresa, eles me ligaram agendando uma entrevista no dia 23 de outubro, apenas 7 dias depois!!! Agendei a entrevista para o dia 25, quarta-feira, as 10 horas da manhã e me preparei muito! Foram dois dias intensos até aquela manhã, onde tudo correu muito bem. A entrevista de apenas 30 minutos e que parecia a eternidade, foi maravilhosa! Pra minha felicidade no mesmo dia por volta das 3pm recebi a ligação com a oferta de emprego. Foi muito emocionante e fiquei muito feliz por ter conseguido ter sucesso na minha primeira entrevista e por saber que estava com o meu co-op garantido no dia 25 de outubro! Desta data em diante comecei o processo de contratação que levou aproximadamente 1 mês e no início de Dezembro já estava tudo certinho pra iniciar o meu 4th term em Janeiro. 

O meu co-op em geral tem sido maravilhoso, meu gerente é fantástico e super atencioso. Pelo fato dele saber que tenho experiência, ele me deu alguns desafios, como gerenciar um projeto de Penetration Testing com um vendor externo assim como trabalhar em conjunto com dois outros gerentes de projetos e tocar algumas frentes e substituí-los em suas ausências. Os projetos em sua maioria rodam de forma híbrida, Agile e Waterfall, e tem sido uma experiência interessante! Estou muito feliz de ter a minha primeira experiência canadense em uma empresa canadense super forte e reconhecida com headquarter em Waterloo aqui na província de Ontario. Eu só tenho a agradecer!

Meu período de co-op esta chegando ao fim, meu contrato termina no dia 27 de abril e meus próximos desafios estão atrelados à busca de uma oportunidade de emprego para continuar o nosso planejamento Canada. Estou buscando uma oportunidade desde o início de março e tenho tido retornos positivos ... depois volto aqui pra contar pra vocês .... aguardem cenas dos próximos capítulos! hehehhe.... 

À todos vocês que estão lendo este post e que passarão por desafios semelhantes, espero que a leitura tenha sido de muito valor e desejo de coração muito sucesso pra vocês! Não desistam, persistam e se entreguem de corpo e alma, afinal somo brasileiros, não desistimos nunca e não viemos para o Canadá para morrer na praia não é? Boa sorte e sucesso para todos!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page