top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Reta Final do 3° Semestre do College


É cheguei na reta final do terceiro semestre do meu college que se encerra no dia 9 de dezembro. Nossa que alívio gente! Estou contando as horas pra terminar! Pra quem está lendo este post pela primeira vez e não me conhece, eu estou fazendo uma Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos na Lambton College aqui em Toronto. O meu college possui um campus enorme em Sárnia, uma cidade bem distante de Toronto, e aqui, o college é pequeno com mais ou menos 5 mil alunos e o prédio fica em North York. O meu curso é full-time (período integral) com duração de 2 anos onde o último semestre é um Co-op. O Co-op, Cooperative education (ou co-operative education), que em português significa educação cooperativa, é a soma do aprendizado em sala de aula com a experiência de trabalho. É bem parecido com um estágio, porém como estamos em uma pós graduação, ter experiência prévia pode te ajudar bastante a encontrar uma oportunidade. No meu caso, fiquei bem preocupara por ter 10+ de experiência profissional, e achava que isso poderia ser um problema pra mim, mas graças à Deus deu tudo certo. Consegui o meu co-op em uma empresa hiper legal que vou contar pra vocês logo logo. 

Posso dizer que pra mim foi uma busca incansável por uma oportunidade, viu? Algumas pessoas comentam que "tirei de letra", ou que encontrei rápido demais. Mas não foi tão rápido assim não. Todo meu trabalho começou lá atrás, no segundo período (de jan a abril de 2017), quando eu e meu marido decidimos que seria legal dar um up no meu currículo. Montei meu Career Action Plan (plano de carreira) e em abril comecei a colocar em prática. Tirei minha certificação Lean Six Sigma Green Belt, atualizei meu currículo e cover letter nos padrões canadenses, me matriculei em uma certificação na UofT (Universidade de Toronto) em Gerenciamento de Projetos e comecei a me aplicar as oportunidades assim que voltei da minha viagem ao Brasil em Agosto/17.

Mas você pode estar se perguntando o que é uma Cover Letter? Bem, aqui no Canadá você precisa fazer esta carta que é como se fosse uma carta de apresentação onde você elenca seus pontos fortes, alguns skills específicos que se encaixam com a oportunidade com o intuito de intensificar a possibilidade de ser chamado para uma entrevista. O ponto é que embora algumas empresas não façam a exigência de submeter este documento, muitas outras ainda pedem e por incrível que pareça, muitos recrutadores e gerentes, dão importância e lêem a carta antes de olhar o currículo. É claro tem casos e casos. Na maioria das empresas, a primeira seleção é feita por um sistema que filtra os currículos submetidos, selecionando apenas aqueles que "matching skills" da vaga, ou seja, selecionam apenas os currículos que possuem as palavras-chaves que eles procuram. Para isso a aplicação para uma vaga por aqui, precisa ser feita com muito cuidado e atenção. Eu levava em média 1h e 20 min para me aplicar para cada vaga e me apliquei para mais de 60 oportunidades. Se você não atualiza o seu currículo e cover letter, e não coloca as palavras-chaves que a vaga possui, você perde a oportunidade de ser chamado, já que o sistema simplesmente descartará sua aplicação. É o que mais acontece aqui viu. Mas como falei tem casos e casos. Empresas nem pedem, nem olham. Se for indicação então, não olham nem currículo...rs... acontece né. Depois vou fazer um post sobre networking por aqui, para comentr sobre as indicações, que funciona muito por aqui, mas que na minha opinião e na do meu marido acreditamos que tem alguns pingos nos "i"s a serem esclarecidos.

Comecei a me aplicar para vagas em Agosto e recebi a oferta de emprego no final de Outubro. Como falei, se aplicar para vagas aqui no Canadá é como ter um emprego. Eu me aplicava em média 3 a 4 oportunidades por dia, e levava em média 1h e 20 em cada vaga. É cansativo demais gente! Mas falei de tudo isso pra mostrar a quantidade de coisas que rolam em paralelo e que na prática só conseguimos ter a noção do quanto fizemos depois que sentamos pra refletir e fazer uma retrospectiva. Falando parece fácil, mas na prática não é não. É preciso muita determinação, perseverança e dedicação senão você desvia rapidinho. Ahhhh ... sem falar em que paralelo ainda estava trabalhando na Baby Gap. Chegou um momento que tive que me desligar da empresa para poder focar mais tempo. Isso foi no início de Outubro e pra minha felicidade no final deste mês recebi a oferta de trabalho. Pra mim foi um alívio mesmo!

Com tudo isso acontecendo ainda tinha que focar nas matérias e atividades da minha pós pra manter e melhorar o meu GPA (ou CR - média final) pois isso por aqui tem um peso absurdo. O GPA máximo aqui é 4.0. Com toda minha dedicação tive a felicidade de ser indicada e ganhar o GRADitude Award do meu college por ter sido referência de liderança e dedicação no meu programa de Gerenciamento de Projetos. Foi uma honra pra mim participar e receber este prêmio. O reconhecimento que me deixa muito feliz com sensação de dever cumprido. É claro que o GPA é importantíssimo, e o meu está muito bom, mas ser reconhecida por habilidades, personalidade, positividade, dedicação... e não por uma simples nota, pra mim é o que mais conta. Juro. Eu fico feliz por conseguir colher bons frutos por onde passo. Não tem coisa melhor que deixar saudade nas pessoas com quem você trabalha, e sentir o carinho dos seus companheiros de empresa. Graças à Deus, tive a felicidade de fazer muitas parcerias boas nestes meus alguns anos de experiência. É claro que tiveram muitas decepções ... até porque sempre existem maças podres por ai, não tem como esquivar disso... mas a gente aprende a dar a exata importância para certas pessoas e principalmente a reconhecer aquelas que se incomodam com a sua luz. Não sei se vocês já tiveram a infelicidade de trabalhar ou conhecer pessoas assim .... mas eu já. De qualquer forma, tenho que reconhecer que foi conhecendo ou trabalhando com elas que aprendi a dar menos importância e a entender onde estava o problema. Mas este assunto dá muito pano pra manga....rsrsrs... da pra escrever um livro! hehehhehe....

O fato é que estou no final minha gente. Faltam exatamente 1 semana e 3 dias para acabar meu terceiro semestre. Agora é contagem regressiva pra começar o meu ultimo semestre e me formar em Maio. Uhuuuuulllll..... Vamos com tudo ... desanimar ... NUNCA!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page