Minha abertura de conta e os principais Bancos do Canadá
- Bruna Alves
- 10 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Uma das pendências da minha listinha de TO DO era a abertura da minha conta de banco, na qual havia planejado resolver durante esta minha viagem de Maio.
Antes de decidir qual banco escolher, fiz uma pesquisa extensa sobre os bancos do Canadá e os benefícios que cada um fornece para novos imigrantes sem histórico de crédito e dentre todos eles o mais atrativo foi o banco CIBC, o escolhido para a minha abertura de conta.É importante reforçar que qualquer pessoa pode abrir uma conta bancária, bastando apenas apresentar documento de identificação e dados que comprovem endereço, telefones para contato. No caso do CIBC, consegui abrir a conta, com cartões de débito e crédito e poupança atrelada à minha conta corrente, além de facilidades e alguns benefícios específicos aos corretistas como transferência bancária através de um e-mail (pois é né). Outros bancos não possuem tantos benefícios e podem exigir histórico bancário no Canadá, para liberação de cartões de crédito.
Veja abaixo os 5 grandes e principais bancos do Canadá:
CIBC

Bank of Montreal

Canada Trust

RBC Royal Bank

Scotiabank

O HSBC também existe no Canadá com uma certa evidência, mas acredito que não tenha tanto destaque se comparado com os listados acima. Ele também tem no Brasil, mas não sei como se posicionará depois da compra pelo Bradesco no ano passado, se haverá uma fusão ou se continuará como um banco à parte.Como eu tinha a viagem programada para Maio, antes de embarcar, contactei o gerente indicado por amigos e deixei agendado a minha ida até lá para abertura da conta. Como o banco fica localizado no endereço 892 Bloor Street W Toronto, ON M6H1L1, próximo à estação de metrô Ossigton, preferi não ir de carro até downtown por conta do trânsito e das "regrinhas" que comentei neste post aqui.
No dia agendado, peguei o carro e estacionei próximo à estação Finch (primeira estação da linha Yonge-University, ao norte de downtown), peguei o metrô nesta estação e fui até à estação Bloor-Younge onde desci e fiz baldeação com a linha Bloor-Danforth sentido Kipling e desci na estação Ossigton. (Para entender melhor as estações de metrô de Toronto, veja aqui o mapa completo) Ao sair da estação já avistei o Banco CIBC. Esta região onde desci, é bem esquisitinha, pra ser bem honesta. O local não é bonito e as pessoas são bem estranhas.
O que mais me chamou a atenção é que o banco fica de portas abertas e não tem segurança nenhuma. Estamos tão acostumadas com as portas giratórias e seus detectores de metais e a ter que tirar tudo da bolsa pra poder passar por ela, que é impressionante ver o banco assim, sem necessidade de segurança, onde os caixas eletrônicos ficam expostos do lado de fora e do lado de dentro do banco, próximos as portas, sem problema algum, mesmo naquela região que julguei aparentemente esquisita. Foi chocante entrar, abrir a conta, utilizar o caixa eletrônico e ainda fazer depósito com uma facilidade tremenda, sem medo algum. Foi muito tranquilo. Saí de lá com minha conta criada, aguardando somente a chegada do cartão de crédito que tem um prazo de 3 dias úteis para entrega. Eles poderiam enviar o cartão para meu endereço, mas como eu estava em hotel e não em residência fixa, preferi buscar pessoalmente no próprio banco. O gerente ficou de me avisar assim que chegasse para que eu pudesse ir lá. Neste momento da abertura de conta, recebi um e-mail de boas vindas do banco e a solicitação para criação da senha online para acessar minha conta via internet. Deixei para fazer este cadastro online depois com calma.
Ufa, mais uma etapa concluída! Resumindo, foi tudo perfeito! Agora, com a minha conta bancária criada posso enviar recursos da minha conta do Itaú para esta nova do CIBC sem nenhuma burocracia.
Comments