top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Formada e empregada!


Se você leu sobre o meu co-op na Blackberry, você pode estar querendo saber quais foram as cenas dos próximos capítulos. (Risos)

Pois bem, antes do término do meu co-op, comecei a buscar e me aplicar a vagas de gerenciamento de projetos de TI. Como já havia comentado, buscar emprego aqui não é uma tarefa fácil. Eu levava em média 1 hora e 20 min para cada aplicação de vaga, pois tinha que mudar meu currículo e minha cover letter para se adequarem aos requisitos da vaga, incluindo palavras-chave que pudesse aumentar a minha chance de ser selecionada para uma entrevista. Apenas abrindo um parênteses aqui, a maioria das empresas trabalham com sistema de filtragem de currículo, que simplesmente "varre" o seu curriculo buscando as tais "palavrinhas-chave" que eles estao buscando para a vaga. Ao ser filtrado pelo sistema, o RH, pode fazer ou não uma segunda seleção, analisando mais a fundo seu currículo e a sua cover letter antes de fazer um contato. Me apliquei pra mais de 60 vagas - fazendo um controle em planilhas das aplicações, data que me apliquei, nome da vaga, da empresa, local,  se havia ou não recebido o contato, entre outras informações. Acredite, é muito importante fazer este controle, pois depois de se aplicar para tantas vagas, quando você recebe um contato fica muito complicado lembrar qual foi a vaga que você se aplicou, especialmente se você tiver se aplicado a mais de uma vaga da mesma empresa, que foi o meu caso. Alem deste controle na planilha, eu salvava todos os meus currículos e cover letters em pastas do meu computador, identificados com o nome da empresa e vaga. Isso me ajudou muito no caso se ser chamada para uma entrevista, saber qual currículo me apliquei e poder imprimir e levar comigo uma cópia caso precisasse. Assim mantinha o mesmo "discurso" que havia mencionado no meu currículo. Apenas como exemplo, no Jornal o Globo, onde trabalhei por 4 anos, meu último cargo foi de Coordenador de Projetos, onde atuava como people manager, project manager e Scrum Master. Desta forma, dependendo da vaga que estava me aplicando, poderia focar esta minha experiência usando palavras-chave de forma a se adequar melhor a vaga aplicada.

Dito isso, segui firme e forte na aplicação de vagas e ao mesmo tempo estagiando. 


No final de março, recebi o contato do TD, um dos TOP 3 bancos aqui do Canad, para uma vaga de Scrum Master. Iniciei meu ciclo de entrevistas com eles. A primeira etapa foi responder à um estudo de caso e Experience Landscape. Para o estudo de caso, o foco era analisar a atual situação do projeto mencionado, identificar as possíveis falhas e erros cometidos e quais ações, como Scrum Master, tomaria para mudar o cenário atual. Para o Experience Landscape, tive que preencher um documento listando minhas realizações de carreira, que poderiam ou não estar ligadas à atuação com times ágeis. Passado esta primeira etapa, recebi o contato para a primeira entrevista presencial, no dia 2 de abril, em downtown, com 1 hora de duração. Fui entrevistada por 2 Agile Coaches que me fizeram muitas perguntas sobre projetos, minha experiência, perguntas situacionais, até de referências de livros que já li sobre a metodologia ágil. Me senti bem, respondi todas as perguntas com exemplos de projetos onde atuei, comprovando a minha experiência com situações reais. 


No dia 5 de abril, recebi a resposta para o segundo round de entrevistas, que aconteceu no dia 6 de abril, no mesmo local em downtown. Desta vez fui entrevistada por 3 pessoas, dois outros Agile Coaches, e uma gerente da área. No dia 9 de abril, recebi outro contato para o terceiro round de entrevistas que aconteceu no dia 11 de abril, com duração de 30 min apenas e desta vez com a AVP, Assistant Vice President e com a Change Manager da área de Agile do banco. Meu ultimo contato foi no dia seguinte, do RH, recebendo a noticia que mais esperava, a oferta de trabalho.


Para minha felicidade, o meu gerente da Blackberry, Davig Berg, me ofereceu uma oportunidade de continuar trabalhando com eles, ao término do meu co-op. A vaga era para Gerente de Projetos atuando no projeto BBME. Tudo aconteceu muito rapido e em paralelo, onde ao final recebi as duas ofertas na mesma semana, podendo então escolher aquela que mais se adequaria pra mim. 

Gente, quando paro para refletir sobre este momento de minha vida, chego a ficar arrepiada. Foi tudo tão intenso, forte, uma mistura de sensações, de ansiedade e medo de não conseguir uma vaga, à alegria, satisfação e realização - dever cumprido de uma etapa difícil na minha vida. O fechamento de um ciclo de estudos de 2 anos, de muitas incertezas, saudades da família e amigos que deixei no Brasil, desfrutando de um mundo novo, em um país novo, começando praticamente as nossas vidas do zero. É tudo muito junto, misturado, ao mesmo tempo. hahahhaha.... sabe aqueles discursos de BBB, onde as pessoas comentam que só vivendo lá pra entender? É igual! Só vivendo aqui e passando por isso pra entender o que de fato se passa e acontece.  No dia 23 de abril aceitei a oportunidade de Scrum Master no TD e iniciei meu processo de contracação de levou mais ou menos umas 2 semanas. Terminei meu co-op no dia 27 de abril, onde agradeço todos os dias, pela oportunidade, experiência e profissionais incríveis que conheci e iniciei minha nova jornada no dia 14 de maio de 2018, formada, empregada e realizada. 

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page