Electronic Travel Authorization (eTA) - Informações Importantes
- Bruna Alves
- 16 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Vai viajar para o Canadá por via aérea? Talvez você precise do eTA. Assista o vídeo informativo sobre o eTA (ou EVA em português) no youtube.📷

O eTA (Eletronic Travel Authorization) ou Autorização Eletrônica de Viagem (eVA), nada mais é que um novo requisito que o governo do canada introduziu para facilitar a entrada no Canadá para alguns estrangeiros isentos de visto e que viajam de avião.
A autorização é associada eletronicamente ao passaporte, sendo válida por 5 anos ou até o passaporte expirar, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Desde 01 de agosto de 2015, os viajantes elegíveis (que não necessitam de visto de entrada) puderam iniciar a sua inscrição online solicitando o eTA e a partir de 15 de Março de 2016, este requisito de entrada passou a ser OBRIGATÓRIO, ou seja os viajantes vão precisar do eTA antes de embarcar em um voo para o Canadá.O valor é de apenas C$7 (sete dólares canadenses), bem baratinho, se comparado com a taxa para o visto canadense que é de C$100 (cem dólares canadenses). Veja a lista de países que precisam solicitar o eTA e a lista de países que precisam solicitar o visto canadense aqui.
Estes estrangeiros isentos de visto terão de obter a eTA antes de viajarem de avião para o Canadá. As exceções incluem os cidadãos dos EUA e os viajantes com um visto válido. Apenas lembrando que o requisito não é necessário para nenhum viajante que entrar no Canadá por via terrestre ou marítima.
No ano passado, obtivemos a notícia de que o Brasil entraria nesta lista, a partir de 16 de março de 2016, retirando a exigência de visto. No caso isto seria para alguns brasileiros: 1) aqueles que já tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos OU 2) que possuam um visto americano válido
Porém, acredito eu que, influenciado pela situação política e econômica do nosso país, os brasileiros continuam precisando solicitar o visto canadense, até segunda ordem! Veja aqui, no site do consulado canadense, a pergunta sobre quando estaremos aptos a nos aplicar ao eTA. O jeito é aguardar galera! :(
- Se aplique online para tirar o ETA (Somente em inglês no site do governo do canada).Veja a descrição dos campos indicados no requerimento de solicitação ao eTA aqui.
- Veja os próximos passos após a sua aplicação ao eTA aqui. (Somente em inglês no site do governo do canada). Basicamente, após a sua aplicação, toda documentação será revisada para garantir que tudo está ok e que nada está faltando ou incorreto. (É importantíssimo que ao se aplicar toda documentação solicitada seja enviada, caso contrário, ela não será processada e será retornada pra você). Se sua aplicação estiver completa, você poderá ser solicitado(a) para:
Realizar Exame Médico (É necessário realizar exames médicos para estar apto para entrar no Canada. Neste caso você receberá um e-mail com todas as instruções necessárias para agendamento com médicos credenciados).
Apresentar Antecedentes Criminais (Você pode ser contactado para apresentar o documento que comprove que você ou qualquer membro de sua família de 18 anos de idade ou mais que virá para o Canadá com você).
Realizar Entrevista (Se eles acharem necessário, eles poderão solicitar uma entrevista com você. Você será contactada informando o dia e hora agendados para a entrevista - Muitas decisões são tomadas sem necessitar de entrevista, mas pode ser que aconteça - Não é motivo para preocupação).
Qual o tempo de processamento para o eTA?A maioria das solicitações são aprovadas no minuto da aplicação, entretanto algumas podem demorar mais tempo. Se este for o caso, você receberá um e-mail do CIC dentro de 72 horas explicando quais serão os próximos passos.
Importante! A partir de 16 de março de 2016:
Os residentes permanentes do Canadá não necessitam de uma eTA para viajar de avião para o Canadá, no entanto, têm de viajar com o seu cartão de residente permanente (PR) do Canadá ou com o documento de viagem de PR, caso contrário, podem não conseguir embarcar no voo com destino ao Canadá.
Os residentes permanentes dos EUA necessitam de uma eTA para viajar de avião para o Canadá (bem como do respetivo “Green Card” dos EUA). Não necessitam de uma eTA se entrarem no Canadá por via terrestre ou marítima.
Os estudantes e os trabalhadores temporários de países abrangidos pela eTA que receberam autorização para trabalhar ou estudar antes de 1 de agosto de 2015 e que viajem por via aérea com partida e regresso ao Canadá necessitam de uma eTA.
Comments