top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Como tirar sua carteira de motorista no Canadá?

Estava já há algum tempo tentando escrever este post que ao meu ver é super importante para os amantes de estrada e principalmente para aqueles que pensam em morar no Canadá e dirigir por aqui.

No final do ano passado, quando listei as minhas metas de 2018, tirar a carteira de motorista estava no topo da lista. Como já estava, naquele momento, há 1 ano e meio por aqui e não aguentava mais, resolvi priorizá-la. O fato é que quando você muda, é tanta coisa pra fazer, que você acaba priorizando outras coisas e empurrando aquelas que você "julga" ser complicada. No fundo achava que seria que nem o processo do Brasil, burocrático e caro, só não sabia que pelo fato de já ter a carteira no Brasil poderia pular algumas etapas do processo. Pura ignorância a minha - total falta de conhecimento. Só tomei a iniciativa depois que alguns amigos meus deram o primeiro passo e o caminho das pedras pra mim! Hehe...


Dei início ao processo no final de Janeiro/18 e início de Março/18 já estava com minha carteira em mãos. Todo meu processo levou 1 mês e meio, MUITO rápido. Bom, vou explicar direitinho como funciona e algumas as dúvidas que tive e que fui compreendendo ao longo do tempo.

A primeira dúvida que tive antes de pisar em Toronto era se minha carteira do Brasil era válida por aqui. Se você vem para morar, a validade da carteira do Brasil é de apenas 60 dias. Se você vem passear em Toronto, como turista, ela é valida por 90 dias. Então já tinha na cabeça que tirar a carteira deveria ser uma das top priorities mas mesmo assim empurrei com a barriga.

Vale lembrar que a carteira de motorista no Canadá é por província, ou seja, se você vem para Toronto, você terá que tirar a carteira da província de Ontario, se for pra Vancouver, terá que tirar a carteira da província de British Columbia, e por ai vai. Clique aqui para ver o mapa com todas as províncias do Canadá. Diferentemente do Brasil, que a CNH é válida em todo o território nacional. Outra coisa importante é que a carteira internacional também só será válida por 60 dias, portanto não perca tempo tirando ela! Ah... Neste post estarei me referenciando apenas ao processo da carteira de motorista de Ontario, ok? Aqui em Ontario a carteira para Carros, Vans, e Pequenos Caminhões é a Class G e ela possui 3 níveis, G1, G2 e G. Elas devem ser tiradas nesta sequência. Se você nunca teve carteira de motorista, então deverá passar por todos os 3 processos respeitando o tempo de cada um. Se você já tem carteira de motorista no Brasil, então deverá realizar a G1, pular a G2 e tirar a G logo na sequência, sem precisar esperar o tempo estipulado. Importante! Se você já tem carteira de motorista no Brasil, o primeiro passo é ir até o Consulado Brasileiro em Toronto (77 Bloor Street West, 11º andar, sala 1109 horário de atendimento das 9h às 13h) e solicitar o documento que comprove a validade e seu tempo sua experiência com a CNH brasileira, também conhecido como authentication letter. O tempo de processamento fica em torno de 10 dias para a entrega do documento e o mesmo possui validade de 6 meses. Para a emissão deste documento você precisa levar:

  • Original e cópia da CNH brasileira;

  • Original e cópia do passaporte ou RG;

  • “Nada Consta” (consulta de pontos da CNH), obtida no site do DETRAN do Estado onde a CNH foi emitida; Para o RJ clique aqui.

  • Efetuar o pagamento no valor de CAD$ 22.50 - pagos por cartão de débito, ordem de pagamento (“money order”) ou cheque visado (“certified cheque”) em favor do Consulado-Geral do Brasil em Toronto. O Consulado não aceita dinheiro em espécie, cheque pessoal ou cartão de crédito.


Agora vou explicar melhor cada um dos níveis da Class G (G1, G2 e G). : G1 - Class G1 License - Nível 1 da carteira de motorista (Beginner Driver) Written Knowledge Test - Prova escrita feita no computador / papel Provinha sobre conhecimento gerais de placas e regras de trânsito. Valor: CAD$105,75 (veja a lista de valores aqui)

  • A prova é toda baseada no livro oficial da MTO (Ministry of Transportation). O livro custa CAD$16.00 e pode ser comprado online através do ServiceOntario, em qualquer DriveTest centre, ou em algumas lojas como a Canadian Tire. A versão online pode ser encontrada aqui. Você também pode praticar algumas questões baixando alguns apps, como G1 Genius, G1 Driver's Test, ou em sites como este aqui. É importante reforçar que apenas o livro é reconhecido pelo MTO como fonte de estudo e pesquisa.

  • Não precisa de agendamento, você chega no local e faz a prova. Você pode realizar a prova em um dos DriveTest centre ou no ServiceOntario College Park.

  • Para estar apto a receber a G1, você precisa ter no mínimo 16 anos, passar no exame de vista, e passar nesta prova escrita (written knowledge test).


Se passar na prova: Você receberá na hora a carteira de motorista temportária G1 (temporary driver’s licence) que é um papelzinho válido por 90 dias até você receber a G1 oficial, este sim um cartãozinho, que chegará em sua residência em um prazo de até 10 dias. Senão passar na prova: Você pode refazê-la no dia seguinte pagando a taxa no valor de CAD$15.75. Um ponto interessante é que a prova é dividida em 20 questões de placa e 20 de regras de trânsito. Se você reprova em apenas uma delas você volta e refaz apenas a que você reprovou. Senão me engano você só pode errar no máximo 4 em cada uma delas. Alguns pontos importantes para motoristas portadores de G1:

  • Podem dirigir veículos Classe G (carros, vans, ou caminhões pequenos) somente se acompanhados por um motorista totalmente licenciado (com G full) com pelo menos quatro anos de experiência de condução e com um nivel menor que .05 de álcool no sangue (se este motorista for menor que 21 anos o nível de álcool no sangue dever ser zero).

  • Não podem ter álcool no sangue.

  • Não podem dirigir entre meia-noite e 5 da manhã.

  • Não podem dirigir em highways ou vias expressas - neste caso só poderão e se acompanhados de um instrutor autorizado pela MTO, ou seja, somente quando estiverem fazendo aulas de direção para a prova prática, conhecida como Road Test

  • Se você nunca teve carteira de motorista o tempo mínimo de permanência com esta carteira é de 8 a 12 meses.

  • Se você já possui carteira de motorista no Brasil, então você não precisará esperar pelos 12 meses. Poderá pular direto para realização da G Full Road Test para a obtenção da carteira G ou como muitos falam G full.

G2 - Class G2 License - Nível 2 da carteira de motorista G2 Road Test - Prova prática Valor: CAD$52.50 (veja a lista de valores aqui)

  • As regras da prova também estão bem detalhados no livro oficial da MTO (Ministry of Transportation). Ver mais informações sobre o livro na descrição acima sobre a G1.

  • Precisa de agendamento prévio e pode ser feita por você ou por um instrutor. As provas normalmente são agendadas online aqui e terá dia e horário marcado. Mas também poderão ser realizadas por telefone ou pessoalmente. 

  • O teste avalia as habilidades básicas de direção, se você consegue aplicar as regras da estrada, manuseio do seu veículo e demonstração de práticas de direção seguras. Você não será avaliado em highways. É também conhecido como “teste da cidade” e geralmente leva cerca de 20 minutos.

  • Para se qualificar, você deve ter conduzido pelo menos cinco vezes em highways ou vias expressas nos últimos três meses. Você também deve indicar a duração média dessas viagens (ou seja, menos de 5 km, entre 5 e 15 km, mais de 15 km). É importante que você de fato tenha e confirme a experiência necessária para dirigir a rodovia, ou sua consulta será cancelada e você perderá 50% da sua taxa de teste.

  • Se você nunca teve carteira de motorista você poderá realizar a G2 Road Test depois de 8 meses de posse da carteira G1 (para isso é preciso completar a Beginner Driver Education) ou 12 meses (caso você nao realize as aulas). 

  • Se você já possui carteira de motorista no Brasil, então você pulará esta etapa já que motoristas com experiência realizam a G Full direto. Neste caso, você só precisará realizar a G2 Road Test, caso você seja reprovada na G Full Road Test.


Se passar na prova: Você receberá a carteira de motorista temporária G2 (temporary driver’s licence) que é um papelzinho válido por 90 dias até você receber a G2 oficial, este sim um cartãozinho, que chegará em sua residência em um prazo de até 10 dias. Senão passar na prova: Você poderá tentar o G2 Road Test novamente, desde que sua licença do G1 não tenha expirado. Se sua licença G1 expirou, você terá que começar tudo de novo, incluindo o pagamento das taxas. Alguns pontos importantes para motoristas portadores de G2:

  • Devem praticar com sua carteira G2 por 12 meses, mas diferente da G1, agora você pode dirigir de forma independente, sem um motorista experiente no carro, em todas as estradas do Ontário (incluindo highways ou vias expressas) a qualquer hora do dia, a menos que você tenha 19 anos ou menos. Se tem 19 anos ou menos, pode conduzir com apenas um passageiro com 19 anos de idade ou menos no seu carro entre a meia-noite e as 5:00h. Esta condição aplica-se durante os primeiros seis meses do seu G2. Após seis meses, você pode ter até três passageiros com 19 anos ou menos no mesmo horário. Esta condição é dispensada se você tiver um motorista totalmente licenciado no carro (quatro ou mais anos de experiência de condução) ou se seus passageiros forem parentes próximos (por exemplo, pai, irmão, irmã).

  • Não podem ter álcool no sangue.

G - Class G License - Último Nível da carteira de motorista G Road Test - Prova prática Valor: CAD$89.25 (veja a lista de valores aqui)

  • Precisa de agendamento prévio e pode ser feita por você ou por um instrutor. As provas normalmente são agendadas online aqui e terá dia e horário marcado. Mas também poderão ser realizadas por telefone ou pessoalmente. 

  • O teste avalia as habilidades de direção mais avançadas (por exemplo, entrada e saída de highway, estacionamento paralelo, three-point turn, etc) e geralmente leva cerca de 30 minutos.

  • Se você nunca teve carteira de motorista você poderá realizar a G Road Test depois de 12 meses de posse da G2 License.

  • Se você já possui carteira de motorista no Brasil, e não realizou a G2 (por não ser obrigatória) então você deverá ter conduzido pelo menos cinco vezes em highways ou vias expressas nos últimos três meses. Você também deve indicar a duração média dessas viagens (ou seja, menos de 5 km, entre 5 e 15 km, mais de 15 km). É importante que você de fato tenha e confirme a experiência necessária para dirigir a rodovia, ou sua consulta será cancelada e você perderá 50% da sua taxa de teste. Na minha opinião é importante realizar 1 ou 2 aulas com um instrutor para entender a dinâmica da prova. Muitos brasileiros não fazem esta aula e reprovam a G tendo que realizar a G2.


Se passar na prova: Você receberá a carteira de motorista temporária G (temporary driver’s licence) que é um papelzinho válido por 90 dias até você receber a G Full oficial, este sim um cartãozinho, que chegará em sua residência em um prazo de até 10 dias. Senão passar na prova: E já tiver feito a G2, você poderá tentar a G Full Road Test novamente, desde que sua licença do G2 não tenha expirado. Se sua licença G2 expirou, você terá que começar tudo de novo, incluindo o pagamento das taxas. Se você tiver pulado a G2 (por que já tinha experiência no Brasil), não poderá realizar a G Full novamente - Neste caso terá que realizar a G2 para depois realizar a G full. Alguns pontos importantes para motoristas portadores de G:

  • Podem ter nível menor que 0.08% de álcool no sangue.

  • Curta muito! :)


Em resumo, no meu caso que tinha carteira de motorista no Brasil, meu step by step foi o seguinte:

  1. Obtive o documento no Consulado Brasileiro (conforme descrito acima na sessão Importante!)

  2. Fui até o ServiceOntario College Park  para realizar a G1. Cheguei as 9 am, peguei a senha, e fiquei aguardando ser chamada (tempo de mais ou menos 25 min). Fui até o atendente, apresentei minha carteira de motorista original, o documento obtido no detran e meu passaporte. No mesmo momento ele realizou o exame de vista e me informou onde seria realizada a prova. Em uma salinha localizada no mesmo andar.

  3. Realizei a prova - foi no papel (levei uns 40 min). Aguardei por uns 15 min depois obtive o resultado. Ele me entregou a G1 temporária - a G1 oficial chegou uns 10 dias depois.

  4. Com a G1 temporária, agendei duas aulas com a instrutora Bárbara, polonesa dona da empresa J.Ch. Professional Services Driving School (http://www.drivertraining-jch.com/). Super indico. O valor de cada aula foi CAD$70,00 (aula de 1h 30 min). 

  5. Bárbara agendou a prova pelo site - efetuei o pagamento no cartão de crédito, no valor de CAD$89.25. Realizei as aulas no final de Janeiro e início de Fevereiro e a prova foi agendada para 9 de março.

  6. No dia da prova, a instrutora me pegou no metro da kipling e de lá fomos em direção ao local da prova - realizado em Brantford. Ela realizou mais uma aula de 1h 30 min antes da prova, percorrendo o local da prova umas 2 vezes comigo. O valor pela aula, aluguel do carro e translado até o local ficou em CAD$220,00 dolares.

  7. Realizei a prova, passei e obtive a G Full temporária no mesmo dia. 

  8. A G full definitiva chegou em minha residência uns 10 dias depois.


Bom gente, em todo processo, desde a emissão do documento no consulado, a G1, as aulas e a G full, que levou 1 mês e meio, paguei um total de CAD$550 dolares. Espero que este post tenha ajudado a esclarecer como o processo funciona. Não perca muito tempo pra fazer que nem eu levei não. Pra quem já tem experiência como motorista o processo é super simples e rápido. Para quem não tem experiência, o processo é simples, mas vai demorar um pouquinho, por conta das regrinhas de cada nível de carteira. Boa sorte! Referência foto: http://windsorstar.com/business/local-business/ontario-drivers-can-renew-drivers-licences-online

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page